Resende Costa é um daqueles lugares que a gente conhece e não esquece… Ou melhor, a gente sempre volta pra visitar novamente. Terra de Inconfidentes, de um lindo pôr do sol visto no mirante das lajes, e claro, terra do artesanato em tear….
Parte da Estrada Real, a história do Município de Resende Costa se inicia no ano de 1749, com a construção de uma Capela, onde atualmente se encontra a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, tendo em volta oito casas, pertencentes às primeiras famílias do Arraial, como a dos Inconfidentes José de Resende Costa pai e filho e a casa do Padre Toledo.
No ano de 1840, foi elevada a Paróquia tendo como primeiro Pároco o Padre Joaquim Carlos. Além disso, foi elevado a distrito do Município de São José del-Rei, hoje Tiradentes, e emancipou-se em agosto de 1911 com a denominação de Vila de Resende Costa. No ano seguinte, a sua emancipação político-administrativa foi oficializada, tendo como primeiro Administrador Municipal o Presidente da Câmara Francisco Mendes de Resende. Desde 1923 o Município passou a denominar-se simplesmente Resende Costa.
A cidade é rica em cultura, tendo bandas centenárias e diversas festividades ao longo do ano. Nas últimas décadas, Resende Costa passou a ser reconhecida como terra do tear, e isso impulsionou a economia local.
A tradição de tecer em casa é antiga no local, mas passou a ser valorizada e reconhecida, disso surgiu um emergente turismo na cidade, que hoje conta com boa infraestrutura de lojas, hotéis e restaurantes, e é polo reconhecido e buscado por clientes de todo o país.